O ramo de transportadora é um dos que mais se expandem no Brasil. Só no ano passado, o setor de transportes cresceu 37% no primeiro trimestre (dados da plataforma FreteBras).
Impulsionado pelo aumento de compras pela internet como consequência da pandemia, se você possui uma transportadora ou pretende abrir uma nova, veja como realizar a gestão financeira para aumentar os lucros e evitar perdas!
Por que fazer gestão financeira em transportadora?
Como falamos anteriormente, o aumento dos fretes em todo Brasil já é uma realidade. O uso de plataformas digitais e da tecnologia potencializou ainda mais o seu crescimento, decolando o rendimento médio mensal. Para administrar todo esse retorno financeiro, é preciso realizar uma gestão financeira!
Por trás de todo negócio de sucesso, existe uma gestão financeira, que pode ser definida como um conjunto de ações e procedimentos que visam controlar e planejar as atividades financeiras de uma empresa.
Confira abaixo alguns benefícios em se realizar a gestão financeira de sua transportadora:
1. Permite o planejamento estratégico
Ao realizar a contabilidade em transportadora será possível observar os pontos importantes que são passíveis de melhoria para o crescimento da empresa, e, portanto, realizar um planejamento mais estratégico focado para as demandas reais.
Sem a gestão financeira, todos os planejamentos e decisões serão sem embasamento e poderão não surtir o efeito desejado na transportadora.
2. Maior eficiência operacional
Com a gestão financeira, é possível identificar gargalos na operação e realizar ajustes para otimizar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos, o que contribui para a melhoria e crescimento da transportadora.
3. Melhor controle do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um ponto extremamente importante para todas as empresas, principalmente as transportadoras.
Realizando a gestão financeira de forma eficaz, é possível ter um melhor controle do fluxo de caixa, o que também permite identificar e antecipar eventuais problemas financeiros e tomar decisões mais assertivas em relação aos investimentos necessários para o negócio.
4. Resolução de problemas
Muitas empresas se encontram afundadas em dívidas o que impossibilita o seu crescimento, já que a preocupação constante, o medo de fechar as portas e a falta de lucros leva a uma paralisação dos negócios.
Com informações financeiras mais precisas e confiáveis, os gestores da transportadora podem tomar decisões estratégicas com mais segurança e embasamento, o que aumenta as chances de sucesso do negócio a longo prazo.
5. Melhoria na negociação com fornecedores e clientes
Com uma gestão financeira eficiente, é possível ter uma visão mais clara dos custos e das receitas, o que ajuda na negociação com fornecedores e clientes, garantindo melhores condições comerciais para a empresa.
Passo a passo para pôr em prática a gestão financeira em uma transportadora
A implementação da gestão financeira é fundamental para o sucesso de uma transportadora. No entanto, muitas vezes, esse processo pode ser bastante complexo e desafiador. Para ajudar nessa tarefa listamos abaixo 7 pontos para ajudar a implementar a gestão financeira:
1. Mapear as finanças da empresa
O primeiro passo é mapear as finanças da transportadora, identificando receitas, despesas, fluxo de caixa, inadimplência e outros indicadores financeiros. Esse mapeamento permite ter uma visão clara da situação financeira atual da empresa e identificar os pontos que precisam de mais atenção.
2. Definir objetivos e metas financeiras
Com as finanças mapeadas, o próximo passo é definir objetivos e metas financeiras para a transportadora. Esses objetivos devem ser claros e específicos, como, por exemplo, reduzir o custo com combustível em 15% em um período de 3 meses.
3. Contrate um escritório de contabilidade
Para o crescimento de uma transportadora não podemos esquecer de ter profissionais lado a lado conosco. Para isso, você precisa ter um bom escritório de contabilidade, moderno e dedicado para solucionar os seus problemas.
Através da contratação de um escritório de contabilidade consultiva como a ConsulFis, será possível diminuir os custos, aumentar a margem de lucro e ainda auxiliar nas tomadas de decisões na transportadora. Conheça mais através do WhatsApp no número +55 71 3052-1011 ou por meio do Instagram no perfil @Consulfis.
4. Estabelecer processos e controles financeiros
Para alcançar os objetivos financeiros, é preciso estabelecer processos e controles financeiros. Isso inclui a definição de políticas de crédito, controle de estoque, fluxo de caixa, controle de contas a pagar e a receber, entre outros processos que ajudam a manter a saúde financeira da transportadora.
5. Investir em tecnologia
A tecnologia é uma aliada importante na gestão financeira de uma transportadora. Utilizar um sistema digital e automático ajuda a reduzir erros, aumentar a produtividade e facilitar a tomada de decisões financeiras.
6. Monitorar e ajustar constantemente
A gestão financeira não é um processo estático. É preciso monitorar constantemente os indicadores financeiros e ajustar as estratégias e processos de acordo com a evolução do mercado e da própria transportadora.
7. Registro de caixa e operações
Por fim, o registro de caixa e de todas as operações é fundamental. Isso é necessário para poder ter um controle melhor do fluxo e movimentações financeiras de sua transportadora.
O registro deve ser feito em uma plataforma digital e segura, para que possa ser acessada com facilidade a qualquer momento e em qualquer lugar, devendo os dados financeiros serem atualizados constantemente.
Através desse registro de caixa e operações você consegue saber quais são os maiores custos de sua transportadora, quanto dinheiro está sendo investido e de onde está vindo os maiores lucros.
Existem 3 tipos de informações que devem estar presentes nesse registro:
- Recebimento de todo dinheiro que está entrando por meio das vendas e pagamento de parceiros;
- Valores previstos de parcelas a serem pagas pela empresa e valores a receber que foram parcelados ou estão em lançamento futuros;
- Pagamentos de salários, contas de energia, combustível e todo outro valor que esteja saindo.
Problemas em não realizar a gestão financeira em transportadora
Por fim, é preciso entender o que a falta da gestão financeira pode provocar em uma transportadora. O prejuízo para as empresas que não possuem uma organização com os custos/gastos/lucros é gigantesco, podendo levar até o fechamento das portas.
O primeiro ponto para quem não realiza a gestão financeira são os atrasos nos pagamentos. A bola de neve decorrente desse problema fragiliza a relação da empresa com os funcionários e fornecedores, manchando a sua imagem.
Outro ponto é que ocorre o descontrole dos valores que estão entrando e saindo da empresa, podendo ocorrer desvios ou prazos que não serão cumpridos.
Por fim, todos esses problemas culminam na inadimplência da empresa, dificuldade para conquistar novos clientes, o caixa da empresa se torna negativo, e acaba ficando insustentável a realização de novas entregas.
Se você gostou desse conteúdo e quer ler mais sobre gestão financeira e dicas para sua empresa, confira mais em nosso blog!
Comentários: