Quem nunca imaginou estar à frente do seu próprio negócio, crescendo cada vez mais e sendo o seu chefe? Infelizmente, na maioria das vezes, esse sonho acaba ficando apenas na imaginação, pois as oportunidades estão extremamente escassas no mercado atual. Principalmente os empreendedores de primeira viagem, precisam pensar muito antes de entrar de cabeça e abrir o negócio em si. É imprescindível fazer estudos de mercado, planejamentos, investimentos e, o mais importante, saber aonde empreender. Pensando assim, quais seriam as melhores cidades para empreender?
Atualmente, com o ranking de 2023 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) é possível saber quais são os estados e cidades com as melhores condições para o empreendedorismo e suas respectivas porcentagens nos fatores, considerados determinantes, do sucesso.
Ou seja, para enfatizar, ter uma empresa bem-sucedida envolve muito planejamento e escolhas certeiras.
Ficou curioso (a) para saber quais são as melhores cidades para empreender nos dias atuais?
Então fica com a gente, continue a leitura!
Como começar um negócio?
Inicialmente, vamos começar fazendo uma breve recapitulação sobre o que precisa para dar o start nessa jornada, principalmente para aqueles que estão começando nesse mundo do empreendedorismo.
Muitas pessoas não sabem de onde partir e muito menos os direcionamentos necessários para começar um novo negócio.
Ter uma grande ideia, saber como desenvolvê-la e aonde quer chegar é fundamental.
No entanto, antes de tudo, é necessário que você decida o seu modelo de negócio, trace um plano e saiba quando é e como vai conseguir o capital inicial para colocá-la em prática.
Partindo desse preceito, você deve validar a sua proposta pesquisando seu público alvo, estudando a sua concorrência e fazendo network.
O seu diferencial vai ser a sua força na competição, então busque sempre capacitação e formação na área que você está propondo.
Então, uma grande dica para esse início é ter sempre em mente que o planejamento é a chave do sucesso para o seu negócio.
Por isso, no nosso Blog trazemos mais detalhes sobre cada um desses tópicos. A informação completa pode ser acessada em nosso artigo sobre sucesso da empresa.
Confira mais sobre!
Quais são as melhores cidades para empreender?
Mas afinal, quais são realmente os lugares com melhores oportunidades para abrir o seu próprio negócio?
Confira a seguir os 10 primeiros municípios do Ranking geral do ICE 2023.
- São Paulo – SP – 8,67
- Florianópolis – SC – 8,41
- Joinville – SC – 7,99
- Brasília – DF – 7,96
- Niterói – RJ – 7,83
- Boa Vista – RR – 7,78
- Curitiba – PR – 7,78
- Rio de Janeiro – RJ – 7,73
- Macapá – AP – 7,49
- Goiânia – GO – 7,39
A partir dessa lista é possível observar e pesquisar quais são os lugares que melhor proporcionam condições e perspectiva de sucesso para o seu negócio ou futuro empreendimento.
Por trás da construção dela estão diversos itens e categorias levados em consideração que vão ser citados a seguir.
Como é feita essa classificação?
O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023 mostrou que a cidade de São Paulo conquistou o primeiro lugar do Ranking geral, tendo uma pontuação de 8,67 sendo considerada a melhor média dos 7 fatores e indicadores determinantes.
Fatores esses que são compostos por Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso, Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora.
Então, sabendo disso, são analisados 48 indicadores, separados nesses 7 determinantes, os citados acima, nas 101 cidades mais populosas do Brasil.
Os mesmos, são calculados a partir dos dados primários e secundários, que são, respectivamente, coletados de forma direta ou indireta, através de pesquisas e bases já publicadas.
Desta forma, o ranking geral é calculado, a partir de bases exclusivamente numéricas, anualmente.
Lembrando que esse índice é uma média, ou seja, não necessariamente o primeiro colocado é o que tem a melhor pontuação em todas as categorias.
Por exemplo, mesmo estando no lugar mais alto do pódio, São Paulo ocupa o 11º lugar na categoria mercado e a 52º colocação, quando o assunto é capital humano, ou seja, não apresenta uma mão de obra tão boa.
Enquanto isso, Florianópolis, classificado como segundo com 8,41, está em 1º no quesito capital humano e Niterói, 5º na geral, está no primeiro lugar do pódio do fator mercado, apresentando uma das melhores demandas.
No entanto, mesmo assim, a cidade mais empreendedora liderou 3 dos itens mais determinantes, sendo eles Infraestrutura, Acesso à Capital e Inovação.
Mas por que, então, consultar essa classificação antes de pensar onde montar o seu negócio?
Entenda o índice de classificação de cidades para empreender
A liderança da capital paulista não é por acaso e muito menos insignificante nessa lista, mas sim, o 1º lugar tem o significado de que ela está mais bem preparada quando o assunto é oportunidades.
Para exemplificar, partindo do planejamento da sua ideia e pesquisando o índice das cidades mais empreendedoras, ao abrir e ver a cidade de São Paulo no lugar mais alto do pódio, automaticamente, você pesquisará mais sobre para saber o que ela tem de diferencial.
Com isso, dentro do determinante Infraestrutura, você verá que a cidade está localizada próxima a inúmeros polos econômicos importantes, conectada a diversas rodovias e apresenta uma grande rede de conectividade a partir do seu porte populacional.
Apresenta também, disponibilidade de recursos e capital para investir no seu negócio, tanto na fase inicial, quanto em uma fase de crescimento e principalmente, tecnologias, sempre atualizadas e em desenvolvimento.
Ou seja, concluindo, é de extrema importância para que consiga alcançar o sucesso do seu negócio, durante a fase de planejamento, que você consulte o ICE atualizado.
Fazendo isso, você saberá em qual área o seu empreendimento melhor se encaixa, onde apresenta a melhor perspectiva crescimento e estará pronto(a) para dar o primeiro passo nessa jornada, mesmo ainda faltando alguns direcionamentos.
E, sabendo disso, a ConsulFis te dá apoio nesses próximos passos.
Como em qualquer atividade econômica, o cuidado com as finanças pode acabar sendo complicado para lidar sozinho, ainda mais para quem não apresenta uma formação nessa área.
Escolha a melhor do mercado quando o assunto é contabilidade consultiva, escolha ConsulFis!
Entre em contato conosco através do WhatsApp 71 3052-1011 ou Instagram @Consulfis e saiba mais.
Comentários: