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Participação de lucros e resultados: O que é e como calcular e implementar na sua empresa.

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Participação de lucros e resultados: O que é e como calcular e implementar na sua empresa.

23/02/2023 Artigos, Participação de Lucros e Resultados

No setor de vendas é muito comum que os funcionários recebam uma comissão além do seu salário fixo, que normalmente é uma porcentagem em cima do valor total de vendas do mês, e segue um sistema de metas, já as empresas de outros ramos, costumam adotar a PLR para fazer esse papel e motivar seus funcionários.

Mas afinal o que é PLR? A sigla significa Participação nos Lucros e Resultados e funciona como uma recompensa para os funcionários que atingirem determinada meta, o que o torna um meio de remuneração onde os funcionários podem receber uma parte dos lucros da empresa.

Em conceito, a Participação nos Lucros e Resultados faz uma divisão percentual do faturamento líquido da empresa entre os funcionários que atingiram suas metas.

Esses valores de porcentagem e das metas variam de acordo com a empresa e seus rendimentos, o que depende muito também do desempenho individual de cada funcionário e os lucros coletivos da empresa.

Como implantar na sua empresa?

Esse tipo de benefício não é exclusivo para determinada área ou segmento, então é uma decisão da empresa adotá-lo ou não, decidindo implantar a PLR é interessante seguir alguns passos, para que esse modelo de remuneração obtenha sucesso entre ambas as partes.

O primeiro passo é definir quais serão as metas para que o funcionário possa receber a recompensa, normalmente elas focam no crescimento dos lucros e no planejamento já existente para a empresa.

Essas metas podem ser desde financeiras, até abranger outros âmbitos, como diminuir a quantidade de reclamações dos consumidores ou algo relacionado a produção.

O importante é que essas metas retirem os funcionários de suas zonas de conforto, o que irá motivá-los no trabalho e consequentemente aumentar seus rendimentos, mas cuidado aí, há um limite entre metas desafiadoras que irão motivar os colaboradores e metas impossíveis que podem ter o efeito contrário.

Outro ponto importante, é que as regras da PLR precisam ficar bem claras para os funcionários, a fim de evitar possíveis problemas por falta de informação ou interpretação, essas regras podem relacionar as metas com a produtividade dos funcionários, seu desempenho ou os índices de absenteísmo, isso fica a critério da empresa.

Atrelado ao estabelecimento de metas, para a PLR dar certo, é preciso que o ambiente seja propício à realização daquilo que foi proposto, para garantir que o processo esteja acontecendo de forma justa.

Um ótimo exemplo de como fazer isso é através das avaliações de desempenho, feedbacks para a equipe e a oferta de programas de capacitação, tudo isso sendo mediado pelo setor de pessoas (RH).

Vale frisar que para utilizar a PLR é preciso estar de acordo com o sindicato em alinhamento a um representante dos funcionários, para que haja a comunicação entre as partes e a implementação do benefício de maneira correta.

Algumas empresas formam uma comissão que fica responsável por formular as regras da PLR com a alta direção, eles que definem como será a forma de pagamento, o valor máximo e mínimo que a meta pode ter, se a hierarquia da empresa influenciará nesse sistema, e se seguirá os resultados individuais ou coletivos.

Quais são as duas formas de pagamento?

Assim como já foi dito anteriormente, o maior objetivo do uso da PLR é incentivar os funcionários através das metas, para que eles melhorem os seus desempenhos e contribuam para o lucro da empresa.

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Apesar da legislação deixar a empresa livre para determinar algumas questões desse processo, o pagamento dos funcionários precisa seguir algumas regrinhas, primeiramente, é deixar claro que essa remuneração deve ser um benefício, ou seja, uma complementação do salário normal.

A segunda é que o pagamento deve ser feito uma vez por ano ou a cada seis meses, a empresa que decide qual dos dois jeitos fica melhor para eles e seus funcionários, mas assim que definido, deve ser registrado no contrato e seguido.

Agora sobre os tipos de pagamento, eles seguem o mesmo raciocínio e se baseiam na lucratividade da empresa.

Pagamento individual ou por setor

Nesse caso, a empresa irá determinar o valor da remuneração de cada funcionário, observando seu desempenho e os lucros gerados por ele durante aquele período, então cada colaborador recebe uma quantia que não é diretamente influenciada pelo trabalho e desempenho do outro.

Quando o pagamento é feito se baseando nos setores da empresa, o processo de é praticamente o mesmo, mas ao invés de avaliar o desempenho individual de cada funcionário, a remuneração será baseada no rendimento do setor como um todo.

Pagamento coletivo

Para esse tipo de pagamento, a empresa determina uma meta “geral” que deve ser alcançada como equipe, então todos os funcionários da empresa receberão o mesmo valor como remuneração, já que todos contribuíram para a mesma meta de lucro.

O lado que pode ser visto como negativo desta opção é que o funcionário sabe que seu desempenho e produtividade individual não será o principal critério para o valor que ele receberá de benefício, o que pode causar o efeito contrário do objetivo, e desmotivar o time.

Outra questão é a possibilidade de a meta não ser alcançada, e então todos os funcionários ficarão sem o benefício, independentemente se mereciam isso de acordo com seu desempenho ou não.

Fora que essa opção muitas vezes é vista como injusta, já que os colaboradores que trabalharam e lucraram mais recebem o mesmo valor de remuneração daqueles que não o fizeram, ou possuíram um esforço e lucro mais baixo.

Quais são as maiores vantagens para da PLR?

As maiores vantagens de implementar o programa de Participação de Lucros em sua empresa é no relacionamento e performance dos funcionários, principalmente por entregar a sensação de valorização do seu trabalho e esforço na empresa.

Por meio dele, os colaboradores sabem que serão recompensados pelo seu desempenho e por isso são mais produtivos e aumentam a produtividade do serviço, obtendo resultados melhores e influenciando positivamente os lucros da empresa.

Não podemos esquecer do avanço na execução dos serviços e no trato com os clientes, já que os funcionários estão focados em bater a meta, essa etapa se torna cada vez mais importante para garantir que eles chegarão ao resultado esperado, o que contribui para a fidelização dos clientes.

Além de tudo isso, esse programa não possui nenhum ônus tributário, portanto, não conta com nenhuma taxa na folha de pagamento dos funcionários, e pode ser deduzido do imposto de renda.

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