Contabilidade em Salvador – BA | ConsulFis

Dicas: Melhores programas para emissão de nota fiscal

Dica Melhores Programas Para Emissão De Nota Fiscal - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Você sabia que um programa de emissão de nota fiscal é uma ferramenta essencial que ajuda as empresas a emitir, cancelar e gerenciar esses documentos?

Os softwares surgiram com o intuito de minimizar a burocracia por trás dos serviços fiscais, além de facilitar a contabilidade e evitar problemas com o Fisco.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esses programas.

E então, se interessou pelo conteúdo? Continue lendo nosso artigo e veja quais são os melhores programas para emissão de nota fiscal.

O que são programas de emissão de nota fiscal?

O sistema de emissão de notas fiscais é um software que permite gerar, cancelar, enviar e gerenciar documentos fiscais.

As notas fiscais são documentos importantíssimos, visto que, comprovam a troca de produtos ou serviços e são obrigatórios para pessoas jurídicas que realizam atividades comerciais e querem estar de acordo com a legislação.

Esse sistema tem como objetivo desburocratizar os serviços fiscais, facilitando assim, a vida de quem deseja estar em conformidade com as leis e as normas reguladoras do setor.

Quem pode utilizar esse programa de emissão de nota fiscal?

O sistema de emissão de notas fiscais pode ser utilizado por qualquer modelo de empresa – MEI, ME, EPP e LTDA – que visa gerenciar documentos fiscais eletrônicos.

Empresas que possuem apenas um dono e faturam até 81 mil reais por ano podem ser enquadradas como MEI. Nesse caso, a empresa só precisa emitir a nota fiscal quando vende ou presta serviço para outra empresa. Entretanto, pensando no lado de que, a emissão de documentos fiscais pode ajudar o MEI a organizar seu negócio, é interessante investir em um sistema de emissão de notas fiscais desde o início.

No caso da Microempresa, o investimento em um sistema de emissão de notas fiscais pode trazer alguns benefícios, como: evitar inconsistências ou atrasos nas obrigações fiscais, melhorar o controle e a segurança dos dados fiscais e oferecer mais praticidade aos clientes. Esse investimento é essencial para a empresa, visto que, consequentemente aumenta a produtividade e a eficiência na gestão fiscal.

Quando falamos de Empresa de Pequeno Porte (EPP) – categoria que se enquadra no regime tributário Simples Nacional e possui um faturamento anual entre 3060 mil e 4,8 milhões de reais – é obrigatório a emissão de documentos fiscais para cada venda feita ou serviço prestado. Além de garantir a legalidade da empresa, a emissão de notas fiscais nesse caso permite o controle do faturamento e dos impostos a pagar, facilita o relacionamento com os clientes e fornecedores e dá a empresa alguns benefícios fiscais. Tais vantagens também se encaixam a Empresa Limitada ou Sociedade Limitada (LTDA).

Após a leitura desse tópico, fica evidente a importância da emissão dos documentos fiscais para as empresas independente do seu modelo. Por isso, automatizar a emissão e o gerenciamento das notas fiscais, é considerado um investimento, o qual é capaz de reduzir os erros, agilizar o processo e aumentar a produtividade da empresa.

Quais são os critérios que devem ser levados em consideração para escolher um programa de emissão de nota fiscal?

Confira agora quais os critérios que vão te ajudar a escolher o sistema de emissão de nota fiscal ideal para o seu negócio:

3 melhores programas para emissão de notas fiscais

Agora que você já tem em mente quais são os critérios que devem ser levados em consideração na escolha de um software que gerencie seus documentos fiscais, vamos compartilhar 3 dos melhores programas para emissão de notas fiscal. Confira agora quais são eles:

  1. Sebrae

Sendo um dos principais emissor de nota fiscal do mercado, o Sebrae oferece um sistema gratuito de emissão de nota fiscal eletrônica. O software é ilimitado e é possível emitir quantas notas fiscais você precisar.

Para usá-lo, você deve se cadastrar no site do Sebrae, baixar e instalar o programa no seu computador.

  1. Portais das Prefeituras

O sistema das Prefeituras, apesar de ser limitado, é possível utilizá-lo de forma gratuita para emitir, gerenciar e até cancelar notas fiscais. Ela serve principalmente para o MEI, entretanto, se a empresa estiver crescendo e tem como objetivo mudar de categoria, o ideal é que procure um outro programa para emissão de notas fiscais.

  1. NFE.io

Este software oferece um sistema automatizado de emissão de nota fiscal. Na sua plataforma é possível, emitir notas fiscais rapidamente, consultar e armazenar documentos fiscais e gerar relatórios e gráficos essenciais. Essa é uma opção boa para qualquer porte e segmento – MEI, ME, EPP ou LTDA.

Agora que você já sabe quais são os melhores softwares de nota fiscal eletrônica do mercado, fica mais fácil de escolher aquele que mais se adequa ao perfil do seu negócio!

Caso você ainda esteja em dúvida, entre em contato com um profissional especializado na área para te ajudar a fazer a melhor escolha possível.

A ConsulFis pode te ajudar

Se a sua empresa está precisando de uma mãozinha, ou se você deseja ser um contador, não perca tempo, entre em contato com a ConsulFis pelo WhatsApp (71 3052-1011) ou Instagram (@ConsulFis) e saiba mais.

E então, o que achou do nosso? Continue acompanhando nosso site para mais informações sobre o mundo da contabilidade!

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile