Ao abrir uma empresa, o empreendedor com certeza vai se deparar com nomenclaturas que soam muito parecidas, mas que possuem significados muito diferentes, como Razão Social e Nome Fantasia.
Além disso, abrir uma empresa é um processo complicado e que gera muitas dúvidas. Por isso, no artigo de hoje, com o objetivo de te ajudar nesse processo e te explicar sobre cada um dos nomes mencionados, vamos falar um pouco sobre como funciona a abertura de uma empresa.
Confira também: Hora extra e banco de horas: diferenças, vantagens e desvantagens
E então, se interessou pelo conteúdo? Continue lendo nosso artigo e entenda as diferenças entre razão social e nome fantasia.
O que é razão social?
A razão social é o nome de registro de uma empresa junto aos órgãos do governo e junto ao cartório. Este é o nome que vai constar em escrituras, notas fiscais, contratos, documentos legais e entre outros.
A razão social deve ser única para cada pessoa jurídica (PJ), visto que, ao abrir uma empresa, a denominação definida não pode estar registrada em nenhuma outra empresa do mesmo estado que a sua é que esteja atuando no mesmo ramo de atividade.
Sendo assim, caso já exista uma razão social igual a definida pela sua empresa, o registro não pode ser realizado. Por isso, o ideal é que você entre em contato com seu contador, profissional responsável e especializado em verificar a viabilidade do nome empresarial para realizar o registro.
Como definir a razão social para: MEI, ME e EPP?
Você sabia que para cada porte de empresa a razão social funciona de uma forma? Para te ajudar a entender melhor, vamos mostrar como a razão social é definida em alguns portes de empresa. Confira agora:
1. Microempreendedor Individual (MEI)
A razão social para uma empresa desse porte é formada pelo nome do empreendedor mais o número de CPF. Sendo assim, o MEI não pode optar por um nome específico.
Tal lógica foi definida pela Receita Federal e pode ser alterada caso o MEI realize o enquadramento como Microempresa (ME).
2. Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP)
Para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, a razão social é definida com algumas recomendações. Sendo assim, o empresário por optar por um nome específico (nome de identificação da empresa), mas, seguindo algumas regras:
- É importante que a razão social tenha relação com a atividade exercida pela empresa.
- O nome empresarial pode conter o nome completo do empreendedor que pode ser abreviado – entretanto, a abreviação não pode acontecer com o último sobrenome.
- A razão social deve apresentar a natureza jurídica da empresa, como por exemplo: Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada (Ltda.) e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).
Resumidamente, a razão social da empresa é formada, geralmente, pelo nome de identificação da empresa, área de atuação e, por fim, a natureza jurídica.
A validação da razão social é responsabilidade da Junta Comercial e, para que a definição seja feita de forma correta, o ideal é entrar em contato com o serviço de profissionais qualificados da área de contabilidade.
O que é nome fantasia?
Já, o nome fantasia, é escolhido logo após a empresa definir a razão social. Também conhecido como nome comercial, ele é entendido como o nome popular do negócio, ou seja, é o nome pensado para ser reconhecido pelo seu público alvo e clientes. O nome fantasia pode ou não ser igual a razão social, mas geralmente, ele é uma abreviação ou uso popular do empreendimento. Como exemplo, temos a empresa “Coca Cola Indústrias Ltda”, que tem como nome fantasia “Coca Cola”
Então, qual a diferença entre razão social e nome fantasia?
Resumidamente, a principal diferença entre razão social e nome fantasia está na finalidade de cada um dos nomes.
A razão social tem como finalidade os registros, documentação e oficialidades. Já, o nome fantasia, tem como finalidade a publicidade da empresa. Sendo assim, enquanto a razão social é o nome de registro da companhia, o nome fantasia é a designação popular do título dela.
Além disso, vale ressaltar que o nome fantasia, na prática, é opcional. E, a razão social é uma obrigatoriedade.
Dicas para escolher Razão Social e Nome Fantasia
Existem algumas dicas estratégias para escolher a razão social do seu negócio. Confira agora:
- Busque um contador para pesquisar a razão social do seu negócio, conferindo se existe outra com o mesmo nome.
- Escolha uma razão social que reflita o seu empreendimento e passe credibilidade, visto que, o termo estará presente em documentos importantes da empresa.
Além disso, para te ajudar a pensar em um nome fantasia para o seu negócio, vamos compartilhar algumas dicas para que ele seja de fato reconhecido. Confira agora:
- Primeiramente, é necessário que o empreendedor procura por um nome de fácil recordação, memorização, compreensão e pronúncia. Sendo assim, é válido evitar nomes que podem gerar dupla interpretação ou alguma interpretação equivocada.
- O empreendedor deve pensar em um nome que se destaca dos outros concorrentes. Além disso, é necessário que o nome possua relação com a área de atuação da empresa.
- Por fim, é necessário conferir a disponibilidade do nome em registros municipais e estaduais. Além de também, verificar se o domínio para um site e páginas de redes sociais estão disponíveis para o nome fantasia desejado.
Conclusão
Após a leitura do artigo, ficou evidente que nome fantasia e razão social são nomenclaturas distintas e que apresentam várias diferenças entre si.
No momento de abertura de uma empresa, é necessário entender cada uma para que a escolha, ou definição, sejam feitas da melhor forma.
Agora que você possui o conhecimento das diferenças entre razão social e nome fantasia e entende a importância e os cuidados que se deve ter na hora de criá-los, o ideal é que você procure especialistas da área.
A ConsulFis é uma empresa de contabilidade consultiva que conta com um time de contadores para atender você de forma individual e humana, além de contar com uma plataforma de contabilidade on-line para facilitar seu dia a dia! Caso você tenha se interessado em nosso serviço, clique aqui para saber mais!
E então, gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso site!
Comentários: