Atualizado em março de 2023.
Saúde financeira: quais são os indicativos e como analisar e melhorar a situação da sua empresa?
Entenda como funciona a saúde financeira de uma empresa
A saúde financeira de uma empresa pode ser avaliada por meio de indicadores financeiros que ajudam a diagnosticar a situação do negócio e contribuir para um processo de tomada de decisões nas organizações e escolha de rumos mais assertivos para o crescimento.
Para melhorar a saúde financeira da empresa é necessário saber como avaliar a situação desses indicadores, sendo assim, é preciso analisar quais são os ganhos líquidos da organização para identificar se são satisfatórios, projetar o fluxo de caixa e prever a redução do índice de endividamento.
Além disso, elaborar um bom planejamento financeiro é fundamental para organizar as finanças a longo prazo, seguindo um cronograma rigoroso. Para isso, juntamos os principais indicadores que você precisa conhecer. Acompanhe.
Conheça os principais indicadores da saúde financeira de sua empresa
Existem vários indicadores que podem ser usados para avaliar a saúde financeira de uma empresa. Aqui estão alguns dos principais:
- Lucro líquido: o lucro líquido é a receita total da empresa menos todas as despesas, incluindo impostos. É um indicador de quão bem a empresa está gerando lucro e se ela consegue cobrir suas despesas;
- Fluxo de caixa: o fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que entra e sai da empresa durante um período. Dessa forma, é importante da capacidade da empresa de pagar suas dívidas e investir em crescimento;
- Margem de lucro: A margem de lucro é a porcentagem de lucro que a empresa gera em relação à receita total. É um indicador de quão eficientemente a empresa está operando e quão bem ela está controlando seus custos;
- Liquidez: a liquidez é a capacidade da empresa de pagar suas dívidas de curto prazo com seus ativos de curto prazo, incluindo o dinheiro do caixa, contas a receber e estoque;
- Endividamento: o endividamento é a quantidade de dívida que a empresa tem em relação ao seu patrimônio líquido. É um indicador de quão arriscado é o nível de dívida da empresa e quão bem ela está gerenciando suas obrigações financeiras.
Saiba como o BPO financeiro pode ajudar sua empresa a manter a saúde financeira em dia:
Quais estratégias tomar para melhorar a saúde financeira da empresa?
Manter a saúde financeira de uma empresa é fundamental para garantir o sucesso do negócio. Dessa forma, algumas estratégias podem ser adotadas para melhorar a saúde financeira da empresa.
Como primeira estratégia é fazer o controle do fluxo de caixa, que permite conhecer a realidade da empresa e se preparar para períodos mais difíceis que possam vir pela frente.
A segunda estratégia é separar os gastos pessoais dos gastos da empresa, evitando misturar as finanças pessoais com as finanças empresariais. Em seguida, é necessário saber precificar corretamente os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Através disso, deve-se acompanhar em tempo real compras e fornecedores, evitando multas e custos desnecessários.
Além disso, é importante não perder os dados de vista, acompanhando indicadores que medem a saúde financeira da empresa e fazendo análise constante dos dados disponíveis na rotina do negócio.
Lembre-se que manter uma boa saúde financeira significa que a empresa está funcionando em equilíbrio, conseguindo pagar as despesas e custos com aquilo que ganha, além de incluir neste cálculo a reserva de emergência e os investimentos em seu negócio.
Para isso, ter auxílio de uma empresa especializada, como a ConsulFis, é uma maneira de manter as obrigações sempre em dia, e aderir a boas práticas.
Atualizado em março de 2023.
CLIQUE AQUI E MANTENHA A SAÚDE FINANCEIRA DE SUA EMPRESA EM DIA