Gerir um negócio envolvem muitos desafios, sobretudo no que diz respeito à tentativa de equilibrar as contas e orçamentos da empresa. Porém, a boa notícia é que existem diversas ferramentas disponíveis para reduzir os custos, como é o caso da terceirização. Nesta matéria, você irá compreender as vantagens da terceirização de departamento em São Paulo.
Trata-se de uma das alternativas mais comuns no mundo dos negócios atualmente, justamente por trazer uma série de vantagens para ambas as partes e maior lucro. Essas vantagens vão se destacar sobretudo nas finanças da empresa, que poderão se beneficiar muito com a decisão da terceirização.
Além disso, trata-se de uma ferramenta disponível para a maior parte dos processos presentes na produção e entrega do produto ou serviço. Não por acaso o Brasil se destaca como um dos países que mais recorre à terceirização, tanto nas grandes quanto nas pequenas empresas. Inclusive nas empresas públicas bem como nas empresas privadas.
Atualmente, a terceirização do departamento pessoal é um dos que mais cresce no Brasil, principalmente com o surgimento de novas empresas com especialidade nesse setor. No entanto, vários outros podem receber trabalhadores terceirizados que contribuirão para o processo produtivo dentro da legalidade.
Antes de entendermos melhor sobre esse processo, bem como suas vantagens, saiba que contratar um profissional contábil faz toda a diferença na hora de realizar um contrato com empresa terceirizada. Para isso, a ConsulFis conta com contadores excelentes e preparados para dar o suporte necessário na hora dessa contratação.
O que é a terceirização e o que a legislação diz sobre essa alternativa?
A terceirização conta com muitos defensores e também muitos opositores. No entanto, o que não se pode negar é que ela traz inúmeras vantagens para uma empresa, sobretudo na redução dos custos. Basicamente, a prática acontece quando uma empresa contrata outra empresa para fornecer um serviço específico ao invés de contratar de forma direta mais funcionários.
Geralmente, as empresas contratam outras especializadas no tipo de serviço que se deseja realizar. Como, por exemplo, no caso da terceirização de departamento pessoal, quando se contrata um grupo cuja função é justamente fornecer profissionais da área para servir em outras empresas.
Inclusive, esses trabalhadores terceirizados passarão a trabalhar diretamente nas dependências da organização que contratou a empresa em que trabalham. Desse modo, grandes empresas funcionam com a ajuda de funcionários que eles mesmos contratados e outros que estão ali por intermédio de uma terceirizada.
Ao contrário do que muita gente pensa, a terceirização não é ilegal, tampouco gera a perda de direitos trabalhistas para o trabalhador. Afinal, o funcionário será contratado de forma legal pela terceirizada que, por sua vez, fechará o contrato com outra companhia com o objetivo de prestar um serviço.
Desse modo, todo trabalhador terceirizado tem os seus direitos garantidos como manda a legislação. No entanto, não possui vínculo trabalhista algum com a empresa na qual ou para qual realiza o serviço final, apenas com vínculo com a intermediária.
Quais setores ou departamentos uma empresa pode terceirizar?
Por algum tempo a contratação de uma empresa terceirizada estava limitada às atividades que não lidavam diretamente com o produto final entregue. Desse modo, o trabalho terceirizado se limitava a atividades que não contribuíssem de forma direta. Como no caso de trabalhadores para a área de limpeza e afins.
No entanto, a partir da Lei 13.429, de 2017, popularmente conhecida como a Nova Lei da Terceirização, muita coisa mudou. A começar pelo fato de que hoje é possível terceirizar toda e qualquer área de uma empresa nas mais diversas atividades e ramos. Desse modo, é muito comum encontrar empresas que terceirizam departamentos e setores inteiros.
Nesse contexto, a terceirização do departamento pessoal se tornou muito presente no Brasil, especialmente com o surgimento de novas empresas especializadas no trabalho. Porém, outros setores também passaram a incorporar trabalhadores terceirizados ou então serem totalmente substituídos por esses trabalhadores.
Por exemplo, já é comum encontrar empresas que terceirizam todo o departamento de gestão financeira, ou então setores de tecnologia da informação (TI) etc. Ademais, é possível que a empresa experimente uma melhora considerável na qualidade do seu trabalho com a contratação de terceirizados.
A terceirização de fato reduz custos?
Sim, a terceirização pode ser um fator importante para reduzir custos. Afinal, a empresa passará a ter menos gastos no chamado “passivo trabalhista” que são as despesas que se relacionam com a contratação do trabalho. Tomando o departamento pessoal como exemplo, podemos pensar que a empresa em si não gastará com o processo de recrutamento e seleção.
Porém, devemos considerar também que outros valores, como o pagamento de rescisão, décimo terceiro, férias e muito mais, passam a ser de responsabilidade da terceirizada. Isso sem falar que será de responsabilidade da empresa contratada garantir que haja reposição imediata de trabalhadores para a função que se contratou.
De qualquer forma, a redução de custos é apenas um dos diversos outros benefícios que a terceirização pode trazer. Como a rapidez na contratação de novos funcionários, garantia que os profissionais tenham treinamentos e sejam capacitados para a função e muito mais!
A terceirização para empresas em São Paulo
Não podemos negar que São Paulo é o maior polo comercial e econômico no Brasil, de modo que a metrópole possui um grande volume de empresas especializadas em terceirização. Para os empresários, recorrer a essas empresas podem ser primordiais, especialmente enquanto uma vantagem competitiva na cidade mais competitiva do país.
Por isso, o empresário inteligente saberá aproveitar a vasta quantidade de empresas para realizar terceirização na cidade para reduzir os seus custos.
Conclusão
A terceirização certamente pode ser um passo capaz de impulsionar o lucro da empresa ao mesmo tempo em que reduz drasticamente os seus custos. Ao considerar que o objetivo de uma empresa sempre será o de aumentar lucro de seus sócios e proprietários, essa é uma alternativa muito válida.
Isso inclusive foi o que já percebeu inúmeras empresas de todo o Brasil e do mundo, tanto que a terceirização é um movimento que não para de crescer. Mas o melhor de tudo é que as vantagens servem tanto para as empresas quanto para os trabalhadores e para a população em geral que vê mais postos de trabalho.
Por fim, vale destacar que a ajuda de profissionais da área da contabilidade é fundamental na hora de terceirizar um departamento. Afinal, esses profissionais experientes poderão analisar melhor os contratos elaborados e garantir que ambas as partes saiam em vantagem.
Nesse sentido, os profissionais super qualificados da ConsulFis podem te ajudar por meio de consultoria especializada!
Comentários: