• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Confira 10 termos de contabilidade que todo empreendedor deve conhecer!

img

01

ago

Confira 10 termos de contabilidade que todo empreendedor deve conhecer!

01/08/2022 Artigos, Contabilidade Consultiva, Termos de Contabilidade

Independentemente da área de atuação, as palavras, termos e nomes são bem importantes: no marketing é possível conhecer um glossário inteiro com significados ricos para o ramo, há outros trabalhos que os apelidos de máquinas e ações são tão importantes quanto nomes próprios de rotinas! Com os empresários não é diferente, afinal existem termos de contabilidade para empreendedores que são muito importantes de se conhecer.

Neste artigo, o foco é justamente esse: levar o conhecimento de algumas palavras-chave do ramo contábil para empreendedores que estão iniciando e até mesmo aqueles que já estão no mercado há algum tempo, mas ainda não se familiarizaram com eles.

Quer conhecer 10 termos de contabilidade para empreendedores? Então confira o conteúdo na íntegra e veja a lista! Boa leitura!

Termos da área contábil que são importantes para empreendedores

Confira algumas das palavras tipicamente faladas e trabalhadas na contabilidade que são mais relevantes para os empresários, mas que não estão necessariamente em ordem de prioridade, ok? Veja abaixo:

Capital Social

É válido colocar o capital social logo no topo da lista, pois apesar de não ser o termo mais importante dela, ele é um dos primeiros com que o empreendedor precisa se familiarizar! Antes mesmo de formalizar a própria empresa, ele deverá destacar qual o capital social da mesma.

Bem, isso se deve ao fato de que o termo se refere justamente ao montante necessário para abertura e funcionamento inicial da empresa.

Capital de giro

E já que falamos sobre os valores necessários para abrir uma empresa sendo o capital social, o empreendedor deve se familiarizar com o capital de giro também. Este segundo termo diz respeito aos valores que a empresa precisa ter para prosseguir em atuação.

Termos de contabilidade: Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é outro termo relevante para o empreender, pois ele será utilizado de tempos em tempos, de acordo com o período determinado para esse balanço. Trata-se da análise financeira de um intervalo de tempo. Ele é muito útil para avaliar e comparar os desempenhos da empresa. Divide-se em 3 partes: Ativo (referente aos bens e valores da empresa); passivo (referente à valores a pagar, como dívidas e empréstimos) e; patrimônio líquido (que é justamente a diferença entre ativo e passivo e representa o lucro, investimentos ou prejuízos da empresa).

Certidão Negativa de Débitos (CND)

A CND é o documento que atesta a existência ou não de pendências tributárias, previdenciárias ou financeiras. Este documento pode ser consultado através do CNPJ e é importante que os empreendedores mantenham a sua certidão atualizada, bem como busque pela CND das empresas com que se envolve no mercado.

Regime Tributário

O regime tributário é outro termo importante e que deve estar bem afiado entre os empreendedores. O regime de tributação é definido durante a definição da natureza jurídica do CNPJ.

Ele diz respeito à tributação de impostos que cada empresa se submete e isso varia de acordo com os valores recebidos anualmente por cada uma delas. Outro fator que impacta no regime tributário é o tipo de atividade exercida.

Seja qual for o regime tributário de uma empresa, o empreendedor deve estar por dentro de todas as suas normas, obrigações e direitos.

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Ativos

Como foi possível ter uma ideia ao conhecer o balanço patrimonial, os ativos representam tudo o que uma empresa tem: bens (como imóveis), saldos, valores a receber. Os bens representam a possibilidade de conversão em dinheiro e, portanto, são parte do patrimônio das empresas.

Um bom empreendedor tem noção dos seus ativos e entende muito bem o seu conceito!

Rentabilidade

Outro termo que faz parte do glossário contábil e deve estar na ponta da língua de um empreendedor é o significado de rentabilidade. Principalmente porque ele costuma ser muito confundido com o próximo termo da lista! A rentabilidade diz respeito à porcentagem de lucro sobre o investimento feito no negócio, ou, em outras palavras, a taxa de retorno de uma empresa.

Lucratividade

Como dito, a lucratividade é facilmente confundida com o conceito de rentabilidade. De fato, elas podem estar relacionadas, mas cada uma tem  suas características. A lucratividade fala sobre o lucro direto e ela traduz o desempenho da empresa de acordo com o que tem sido produzido.

Custo fixo

Assim como uma casa tem despesas fixas, como aluguel, condomínios e IPTU, as empresas também têm e a esses gastos é dado o nome de custos fixos. A grande diferença é que na maioria das vezes esses custos são bem maiores, principalmente por contemplar os gastos com os salários dos funcionários, por exemplo.

Conhecer o custo fixo da empresa ajuda em planejamentos, formação de metas e tendências.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Por fim, o décimo termo da lista diz respeito a um resumo bem importante para a contabilidade. Trata-se de um relatório financeiro que avalia receitas e despesas e ajuda não apenas no gerenciamento financeiro, mas também na gestão comercial de um negócio.

A Demonstração do Resultado do Exercício é excelente para avaliar lucros e prejuízos da empresa de maneira completa. O relatório pode ser feito considerando diferentes períodos como mês ou ano.

Uma consultoria contábil pode ajudar empreendedores com termos e principalmente rotinas

Agora que você já se familiarizou com uma boa quantidade de termos contábeis que são relevantes para um empreendedor, é importante que considere também um auxílio especializado.

Apesar dos termos acima ajudarem no entendimento de muitos pontos pertinentes para a gestão contábil de um empreendedor, isso pode não ser o suficiente para lidar com toda a demanda de uma empresa.

Por isso, a ConsulFis coloca-se à disposição para oferecer seus serviços consultivos e ajudar na ascensão do seu negócio da melhor forma possível. Afinal, aspectos contábeis precisam ser bem tratados para evitar prejuízos.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Se você ficou interessado em nossos serviços entre em contato conosco através do nosso Whatsapp 71 3052-1011 ou do nosso Instagram @Consulfis. E se quiser ter acesso a mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar o nosso blog!

Classifique nosso post post

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
Vínculo empregatício: conheça os tipos e como ele se caracteriza…
Cresta Posts Box by CP