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Vantagens e Desvantagens de Abrir um E-Commerce

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Vantagens e Desvantagens de Abrir um E-Commerce

08/11/2021 Sem categoria

Quando pensamos em abrir um negócio, sempre temos o cuidado de colocar na balança quais seriam os prós e os contras que o novo serviço nos traria. O E-Commerce é uma modalidade de mercado que tem crescido muito ultimamente. O faturamento no setor é de cerca de bilhões de reais, e segue aumentando a cada ano.

O destaque desse tipo de comércio fez muitas pessoas e empresas buscarem por esse campo para obter ou aumentar a sua renda mensal.

Mas antes de abrir um E-Commerce é necessário saber como esse modelo de negócio funciona. Por isso, é preciso analisar quais são as vantagens e desvantagens que o novo comércio irá te proporcionar. Acompanhe a leitura deste artigo e confira!

O que é e como funciona o E-Commerce?

O E-Commerce é uma abreviação do termo “electronic commerce”, que em português significa “comércio eletrônico”.

Assim, o E-Commerce é um modelo extremamente funcional e apresenta maior comodidade tanto para o dono, quanto para os seus clientes.

Pois nesta nova modalidade de comércio é possível negociar qualquer tipo de produto, e a única diferença deste para a loja física é que a base da compra e venda é feita de forma totalmente virtual.

Dentre os principais benefícios do E-Commerce encontramos a melhor descrição dos produtos. Como o nome, preços, informações técnicas, cores, tamanhos, a possibilidade de funcionamento da empresa durante todos os dias da semana e redução de despesas em comparação as lojas físicas.

Vantagens de abrir um E-Commerce

A abertura de um E-Commerce vem acompanhada de uma série de vantagens para o proprietário e os consumidores, confira abaixo.

Praticidade ao abrir um E-Commerce

O primeiro benefício do comércio eletrônico é a praticidade, pois os consumidores conseguem fazer pesquisas em vários locais, comparando preços e buscando o produto que melhor se enquadre nas suas exigências com apenas alguns cliques.

Tudo isso pode ser feito sem que o cliente precise sair de casa, permitindo maior comodidade na aquisição de mercadorias.

Além disso, a depender do tipo de negócio, é possível encontrar tudo o que precisa em um só lugar e com todas as informações disponíveis, através da descrição do produto.

Horário de Funcionamento

Uma outra vantagem do E-Commerce é que não é necessário horário de funcionamento. Por ser virtual, pode permanecer ativo todos os sete dias da semana, durante as 24 horas do dia!

Essa constante operação atrai mais clientes para você, visto que eles podem consultar e comprar os seus produtos e serviços a qualquer momento, aumentando assim as vendas e o lucro!

Redução de Despesas e Maior Lucro

O investimento financeiro para abrir um E-Commerce é bem menor do que a loja física. A construção também é mais rápida, dado que boa parte da estrutura e de ferramentas fundamentais já se encontram praticamente prontas.

Ademais, o custo operacional também é reduzido, pois no comércio digital não é preciso a contratação de vendedores!

Outro ponto é a diminuição das despesas com os anúncios de marketing, já que com a internet, basta inserir a divulgação na rede, alcançando um grande número de pessoas sem precisar gastar com impressão de panfletos ou materiais que demonstrem ofertas disponíveis.

Crescimento da Loja

O meio digital tem uma característica mais flexível por poder conectar diversas pessoas, de qualquer lugar do país e até mesmo do mundo!

Ou seja, embora você esteja em um estado, o alcance da sua loja pode ser tão grande que pode enviar produtos e serviços para consumidores que não residem nos arredores da sua loja. Atraindo assim, ainda mais pessoas!

Monitoramento da Loja e Assistência aos Clientes

Com essa tecnologia, é possível ter um maior controle do seu negócio, monitorando o desempenho das suas atividades, vendas, lucro, o perfil do seu público, tráfego no site e outros indicadores que te ajudam a tomar decisões.

Contudo, você ainda pode acompanhar os seus clientes durante toda a jornada de compra. Sabendo como ele encontrou o seu estabelecimento, como foi o primeiro contato, até a tomada de decisão da compra e o recebimento da mercadoria.

E prestar assistência aos consumidores é fundamental, a fim de receber retornos acerca da satisfação deles com o serviço que você prestou e enviar ofertas e produtos semelhantes por e-mail!

Desvantagens de abrir um E-Commerce

A abertura de qualquer tipo de negócio pode ter desvantagens. Contudo, o importante é analisar se os benefícios superam os riscos e se é possível contornar os pontos negativos de alguma forma.

Com o comércio eletrônico não é diferente, dado que esse novo modelo de negociação também pode ter os seus malefícios, conforme veremos a seguir.

Frete

A primeira desvantagem é o famoso frete. Às vezes, ele pode custar muito caro ou fazer a encomenda demorar vários dias para chegar até a residência do comprador, dificultando a venda dos produtos.

Mas você pode avaliar quais são os melhores tipos de entrega e escolher uma que tenha mais benefícios para a sua empresa e para os seus clientes!

Concorrência

A internet abriga muitas lojas eletrônicas, o que pode tornar este meio um tanto quanto competitivo. Pois os consumidores conseguem fazer comparações em apenas alguns minutos.

Então com tantas opções, você precisa se destacar entre todos os outros estabelecimentos do seu ramo de atuação. Demonstrando assim, como cada produto seu é único e que comprar com você é uma ótima escolha!

Relacionamento com o cliente pode ser melhor ao abrir um E-Commerce

A ocorrência de erros e equívocos é comum. E caso isto aconteça, é preciso que você esteja atento(a) para fornecer um retorno o mais rápido possível para o cliente.

Se isso não for feito, pode impactar negativamente na reputação do seu negócio. Por isso, sempre preste atenção nos comentários e solicitações dos consumidores, para solucionar o transtorno em tempo hábil!

Contabilidade

A parte da contabilidade é importante em qualquer tipo de negócio. O E-Commerce é um setor mais específico, que precisa de auxílio no momento da abertura da loja, acompanhamento do caixa, tributos e investimentos futuros.

Caso você não tenha a assistência especializada para te ajudar na gerência desses processos, pode se deparar com um grande problema.

Por isso, você pode contratar um contador ou uma empresa de contabilidade para contornar esta situação, te amparando nesses processos e contribuindo com o aumento do faturamento do seu E-Commerce!

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