Garantir a proteção e prevenção da sua transportadora, por meio do seguro de carga, é certamente vital para a segurança do seu negócio
Pensando nisso, resolvemos elaborar este texto para te mostrar como contratar um seguro de carga.
Sendo assim, confira as próximas linhas.
O que é seguro de carga?
O seguro de carga é uma apólice que cobre o segurado de quanto ele é obrigado a pagar a terceiros, como, civilmente responsável por lei, em seu papel de transportador rodoviário.
Desse modo, o seguro de carga dará compensação pela perda ou dano dos bens entregues a ele por transporte rodoviário.
Além disso, o seguro de carga para uma transportadora compromete-se, mediante remuneração, a ressarcir certos danos e acontecimentos.
Aliás, é o sujeito quem, no contrato de transporte, se compromete a transferir bens ou pessoas de um lugar para outro, mediante pagamento de uma taxa.
Portanto, a responsabilidade do transportador varia de acordo com o transporte de pessoas ou o transporte de objetos. No primeiro caso, de fato, o último responde:
- Inadimplência e atraso de acordo com as regras gerais sobre obrigações;
- Reclamações que afetam o viajante;
- Perda ou dano dos bens que o viajante traz, se ele não provar que tomou todas as medidas necessárias para evitá-los.
Isso é responsabilidade contratual, pois ele assume a obrigação de levar o viajante ileso ao seu destino.
No transporte de carga, no entanto, a lei estabelece que a transportadora é obrigada a:
- Receber as cargas a serem entregues;
- Realizar o transporte dentro dos termos previstos no contrato ou, na sua falta, por lei e alfândega;
- Entregar os bens para o local de destino, notificando o destinatário;
- Garantir que as cargas sejam transportadas.
A seguir, veja quais medidas tomar para contratar um seguro de carga.
O que se atentar para contratar um seguro de carga?
1. O dedutível
Uma boa maneira para fazer um seguro de carga é introduzir uma franquia na apólice.
A franquia tem duas vantagens, acima de tudo:
- Permite que você tenha um prêmio anual mais baixo e
- Não tenha penalidade em caso de pequenas causas.
2. Capacidade das frotas de caminhão
A maioria das apólices de seguro de caminhão calcula o prêmio com base na massa em carga do veículo, portanto, um peso menor corresponde a um custo mais baixo do seguro.
3. Potência e idade do veículo
Embora a potência e a idade do veículo sejam de grande importância para transportes normais, esses parâmetros têm pouco impacto no seguro de caminhão.
Exemplo: um novo caminhão da concessionária, de 43,0t e 5 anos, custará tanto quanto um caminhão de 40,0t e 4 anos para a contratação do seguro.
Portanto, não é penoso comprar veículos comerciais datados ou muito potentes porque, como vimos, a diferença está na massa total.
4. Registro para usos específicos
Os caminhões podem ser usados tanto para transporte geral de mercadorias quanto para usos específicos, como, por exemplo, oficina móvel, transporte de equipamentos especiais, loja, uso de escritório, etc.
E qual é a vantagem?
A vantagem é que, para os mesmos quintais de capacidade máxima, um caminhão para uso especial economiza significativamente a apólice de seguro: de 20% a 40%, com base no tipo de veículo e no tipo de uso – depende também das ofertas das várias empresas.
5. Comparação
É interessante avaliar as diferentes cotações nos sites de comparação online e escolher a tarifa mais adequada ou mais conveniente.
Como alternativa, você sempre pode entrar em contato com uma agência ou um corretor de seguros pessoalmente, de preferência se confiar neles.
6. Gerenciamento simples de seguros
O gerenciamento de seguros também desempenha um papel importante. Esse gerenciamento deve ser o mais simples possível.
Você deve verificar melhor as possibilidades oferecidas pelos vários seguros relacionados à administração…
O melhor é quando você poder ativar o seguro com soluções digitais e até mesmo gerenciá-lo através do meu software de gerenciamento.
De fato, às vezes, um seguro pode parecer mais vantajoso que outro, à primeira vista, mas sua administração pode levar muito tempo, resultando, no final, em um seguro de carga mais caro do que se pensava inicialmente.
7. Resolução rápida e profissional de danos
Outro critério importante na escolha do seguro de transporte é a questão da liquidação dos danos em caso de acidentes envolvendo os bens transportados.
Como nesses casos o relacionamento com o cliente está sempre em risco, essa fase deve funcionar da melhor maneira possível.
Tenha em mente que velocidade da comunicação tem prioridade máxima.
Vamos dar o exemplo de um caminhão que carregava mercadorias perigosas:
Ocorre um acidente e um líquido perigoso escapa do tanque do reboque. Nesse caso, os profissionais devem tomar medidas imediatas.
Assim, uma filial da seguradora que vai imediatamente ao local do acidente, coloca-o em segurança de maneira profissional e entra em contato com as autoridades de proteção ambiental e a polícia.
O mesmo acontece em caso de roubo de carga.
Quanto mais tempo passa entre o acidente e a comunicação relacionada, mais se espera que o custo total do acidente aumente.
8. Cálculo justo do prêmio
Outro ponto a ser levado em consideração é o sistema de premiação.
O processamento do prêmio deve se adaptar à incidência de danos.
Se uma empresa possui muitos caminhões, mas causa pouco dano, a contribuição do seguro também deve ser reduzida proporcionalmente.
Uma boa seguradora se distingue por oferecer conselhos ao cliente e dizer-lhe como evitar danos.
Experimente você mesmo! Por exemplo, pergunte ao seu consultor de seguros se ele pode te dizer quais motoristas têm mais probabilidade de sofrer acidentes e o que pode ser feito para evitá-los.
9. Busque não pagar por extras que você não necessita
É crucial dar atenção para não cair em erros por causa de exagero, já que isso pode resultar em pagar muito mais do que o necessário.
Outra coisa, não esqueça de avaliar muito bem se esses acessórios irão deixar mais caro o seguro ou então se eles acabaram por ser usados.
Sendo assim, achou interessante este artigo sobre o seguro de carga e como contratá-lo?
Já tinha visto algum destes pontos? Pretende logo aplicá-los? Deixe um comentário abaixo.
Comentários: