Contabilidade em Salvador – BA | ConsulFis

Bens intangíveis: o que são e qual sua importância no balanço?

Bens Intangíveis (1) - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Uma empresa é composta por diferentes setores que juntos garantem seu pleno funcionamento, o setor contábil é um dos grandes responsáveis pelo crescimento financeiro da empresa, onde existem alguns termos como os bens intangíveis, ativos de grande relevância para os lucros do negócio.

Compreender seu significado e principalmente, função em uma empresa é essencial para seu crescimento, afinal, é necessário conhecimento para traçar estratégias que promovam o alinhamento dos objetivos e como alcançá-los.

O que são bens intangíveis?

Bens intangíveis são ativos que possuem algumas características específicas, podendo ser definidos como ativos que não possuem uma forma física, portanto, são propriedades imateriais de uma empresa.

Direitos autoriais, patentes, marcas, carteira de clientes são ótimos exemplos de como eles são na prática, isso porque eles possuem valor econômico, mas não possuem forma física, podendo ser considerados bens intangíveis.

Esses ativos ainda possuem uma classificação própria, que funcionam como requisitos para que eles possam ser considerados bens intangíveis, primeiramente, a definição de bem, no caso, para que o ativo se encaixe nessa classificação, ele deve ser um elemento, controlado por uma empresa e que possa gerar benefícios futuros para ela.

Além disso, ele precisa ter uma vida útil superior a 1 ano e a possibilidade de identificação, como ocorre nos balanços patrimoniais, esses requisitos foram estabelecidos pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), e são utilizados para bens intangíveis e tangíveis.

Qual é a sua importância?

Existem diversos benefícios que os bens intangíveis podem levar a uma empresa, entre os principais, é possível citar seu auxílio no crescimento econômico do negócio, a possibilidade de expansão da presença no mundo digital, e o auxílio na conquista do aumento de lucros para os acionistas.

O principal de todos, sua interferência no cálculo patrimonial, que pode calcular o valor dos bens intangíveis e tangíveis, agindo como um termômetro da saúde financeira da empresa em algum período.

O que é Balanço Patrimonial?

O balanço patrimonial é um relatório contábil, responsável por informar toda a situação financeira da empresa, ou seja, seus bens, obrigações, direitos e investimentos, esse documento é o modo mais eficiente para realizar um levantamento detalhado do negócio.

Incluindo os bens intangíveis e tangíveis, assim, contribuindo para esclarecer a posição financeira da empresa durante um determinado momento, mas se essa é sua única função, qual é a sua relevância para a empresa?

Bom, conhecer a situação financeira de uma empresa é primordial para a criação de estratégias assertivas de crescimento econômico, além de observar quais são os impactos dessa organização no negócio.

O balanço patrimonial desempenha um importante papel para isso, principalmente por disponibilizar uma visão geral da situação financeira da empresa e como está a saúde financeira do negócio.

De modo a explicitar quais pontos precisam de mais suporte, o que está funcionando e o que precisa ser repensado, facilitando a tomada de decisões e desenvolvimento estratégico.

Portanto, esse documento costuma ser utilizado para a análise do comportamento financeiro da empresa, orientação na gestão financeira, compreender o uso dos recursos financeiros da empresa, e, a disponibilização dos dados financeiros e contábeis para os investidores.

Por que incluir os bens intangíveis no Balanço Patrimonial?

A função dos bens intangíveis e do balanço patrimonial em uma empresa já está clara, mas porque incluir esses dados é tão importante? Esses ativos agregam valor para a empresa, o que deve ser comprovado aos investidores.

Além disso, o balanço patrimonial é a melhor forma de saber se a empresa está crescendo de forma saudável, enquanto possibilita um controle financeiro mais eficiente.

Os ativos intangíveis estão cada vez mais comuns entre as empresas, destacando-se ao associá-los ao desempenho organizacional, o que os faz ser incluídos no balanço patrimonial, o que é essencial para que sua contribuição para a evolução financeira da empresa fique explícita.

Os bens intangíveis fazem parte de um grupo de ativos que são não-circulantes, devido a isto, eles precisam estar incluídos no relatório anual das empresas, porém, existia uma certa dificuldade para identificá-los e definir seu valor.

Como mensurar um bem intangível?

Justamente por não serem bens materiais, pode não ser tão simples mensurá-los, com isso, o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) disponibilizou algumas recomendações para auxiliar as empresas.

Primeiramente, a definição do seu valor deve ser baseada no seu custo, que pode ser definido com o seguinte cálculo: valor pago somado aos impostos, subtraindo os possíveis abatimentos; se houver algum custo relacionado à preparação do bem, ele também deve ser incluído no cálculo.

Como classificar bens intangíveis?

Como foi dito, os bens intangíveis possuem uma classificação própria, que funcionam como requisitos para que eles possam ser considerados bens intangíveis, porém, essa classificação não é apenas um procedimento na elaboração do balanço patrimonial, mas, uma obrigação.

Existe uma legislação, ou melhor, uma determinação legal que obriga as empresas a incluir os bens intangíveis no balanço sempre que a mensuração deste ativo seja possível, bem como, quando sua existência seja benéfica para a empresa de forma comprovada.

Além disso, ele deve poder ser negociado separadamente do patrimônio da empresa, possibilitando que este seja vendido ou alugado sem que o patrimônio, seja afetado.

A mensuração dos bens intangíveis pode ser realizada por profissionais especializados, esses agentes estão ligados à atividade proporcionada cotidianamente por esses ativos ao negócio, bem como, são necessários pilares independentes.

Essa atividade pode ser desempenhada por escritórios de contabilidade, que realizam uma análise minuciosa das propriedades materiais e bens intangíveis.

Conclusão

Ficou nítida a importância dos bens intangíveis para a empresa e seus investidores, de forma que eles agregam valor a empresa e contribuem para o seu crescimento econômico, além disso, é necessária à sua inclusão no balanço patrimonial da empresa.

Caso seja feito de forma correta, é possível analisar a empresa de forma ampla, com uma visão que não seria possível sem esse tipo de documento, o que contribui para a melhora da tomada de decisões.

Consequentemente, também agrega na elaboração de estratégias mais efetivas para alcançar os objetivos da empresa, enquanto possibilita a comprovação dos seus benefícios aos investidores.

Contar com o suporte e orientação de uma empresa especializada em contabilidade é essencial para que todo esse processo seja feito de forma correta.

Para mais conteúdos como este, acesse o nosso site.

 

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile