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Como contabilizar insumos para restaurantes? Confira agora!

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Como contabilizar insumos para restaurantes? Confira agora!

18/04/2023 Artigos, Gestão Financeira, Restaurante

Você ainda possui dificuldades para ter o controle das matérias-primas do seu restaurante? Então você chegou no lugar certo para te ajudar! A ConsulFis elaborou para você um artigo com as principais ações que você deve realizar para contabilizar corretamente os insumos do seu restaurante.

Como sabemos, para ter um negócio no setor de alimentação não basta cozinhar bem e ter um talento inato para o atendimento, é necessário botar ordem na casa no quesito contabilidade.

Sem isso, é insustentável que o seu restaurante continue com as portas abertas!

É preciso saber gerenciar, planejar, controlar as finanças e a matéria-prima para restaurante.

Acompanhe a leitura conosco e veja como contabilizar os insumos corretamente para ter sucesso no seu negócio!

Qual é a importância de contabilizar os insumos do seu restaurante?

Em um primeiro momento pode parecer simples o controle de estoque em um restaurante, afinal, basta comprar os ingredientes necessários para a preparação do alimento, certo?

Errado! Existem muitas complicações envolvidas nesse processo de controle de matéria-prima, especialmente porque estamos falando em produtos que são perecíveis.

Quem trabalha com restaurante sabe que produtos fora da validade, excesso de mercadorias e desperdício de alimentos são grandes preocupações para quem controla o estoque.

Nessa realidade, é necessário que exista um responsável pela contabilidade de insumos que conheça os princípios da contabilidade de compras.

Essa prática é fundamental para compreender para onde o dinheiro da empresa está indo e se existe alguma despesa que pode ser reduzida.

Sem a gestão adequada torna-se inviável manter uma organização do estoque nas quantidades necessárias.

Não somente, a contabilidade de compras para restaurante é imprescindível para a formação dos preços do cardápio, já que várias questões precisam ser avaliadas para definir o valor para o cliente final.

Quais são os principais erros na hora de contabilizar insumos para restaurantes?

A contabilidade e a gestão do estoque em um restaurante é um problema mais comum do que pensamos e, entre os principais erros que os empreendedores cometem, podemos citar:

1. Insumos em excesso ou abaixo da demanda

O estoque de insumos adequado é aquele em que existe uma quantidade ideal, que corresponde ao que é consumido em um determinado período de tempo.

Quando não existe uma contabilidade adequada é comum que exista a falta de algum item no armazenamento ou excessos que geram desperdícios.

Por outro lado, um bom giro do estoque permite que o restaurante tenha sempre disponível produtos frescos e menos capital financeiro ficam presos em forma de produtos que não serão utilizados.

2. Falta de organização do estoque

Não possuir a visão dos itens presentes na cozinha do restaurante é um dos principais erros que os gestores podem cometer, levando ao afundamento do negócio.

Um estoque de matéria-prima desorganizado gera a falta de controle do que é preciso comprar ou não.

Além disso, o desconhecimento da validade para consumo de cada item pode gerar até mesmo multas e estabelecimento fechado pela Vigilância Sanitária.

Como contabilizar insumos de restaurantes?

Para que a mercadoria parada não se torne um problema no seu restaurante, é necessário saber dosar a margem de segurança de seu estoque com a capacidade produtiva do estabelecimento.

Uma boa gestão de insumos é aquela em que existe um estudo detalhado da previsão de compras.

Abertura De Empresa Em Salvador Bahia - Contabilidade em Salvador - BA | ConsulFis

Para te ajudar nessa missão, veja abaixo práticas importantes para aplicar no seu negócio para a contabilização adequada de insumos:

1. Realize a previsão de demanda

Em primeiro lugar, antes de sair investindo em produtos para o estoque, é de suma importância fazer uma previsão de consumo de acordo com o movimento do restaurante.

Se você possui um cardápio semanal fixo, o ideal é que os insumos sejam comprados durante a semana de acordo com a demanda por ingrediente.

2. Mantenha o controle sobre a entrada e saída de mercadorias

Além de pensar no que deve ser comprado baseado na previsão de demandas é necessário conferir a saída desses produtos.

Para fazer o controle adequado, o seu restaurante pode contar com as tradicionais planilhas, sendo esses recursos eficientes para anotar tudo aquilo que foi consumido e que saiu do estoque.

Uma forma ainda mais tecnológica de realizar esse controle é por meio de sistemas de gestão próprio para a realidade dos restaurantes.

Seja via planilha ou via software, com essas informações o gestor poderá identificar a média de tempo necessária para o consumo de cada um de seus ingredientes em estoque.

Dessa forma, é possível programar melhor as suas futuras compras.

3. Mantenha o controle da produção para contabilizar insumos de restaurantes

Para ter um bom controle de insumos no seu restaurante também é fundamental possuir um acompanhamento contínuo do processo produtivo.

A gestão adequada da produção permite a identificação de desperdícios ou excessos no uso dos ingredientes.

Além disso, por meio dos dados coletados, os gestores podem verificar se as projeções de demanda feitas condizem com a realidade.

4. Faça o inventário regularmente

Realizar o processo de contagem de estoque regularmente é uma tarefa que pode parecer entediante, mas é algo extremamente necessário.

O indicado é que seja realizado o inventário de insumos mensalmente, para manter seus números sempre atualizados.

Dessa forma, se houver alguma inconsistência com o recebimento e distribuição de mercadorias, a falha poderá ser facilmente identificada e solucionada.

Contabilidade restaurantes: conte com um contador para te ajudar a contabilizar insumos de restaurantes

A contabilidade dos restaurantes não é algo tão simples de realizar como parece, dependendo do fluxo de clientes, valores muito altos podem entrar e sair do caixa.

Além disso, a rotina em restaurantes costuma ser bem pesada e muitas vezes donos de restaurantes não conseguem dar a devida atenção à contabilidade do seu negócio.

Por isso, o ideal é que você peça a ajuda de um profissional que cuide exclusivamente dessa organização.

Então, se você deseja que a sua empresa seja gerida de forma mais eficiente e inteligente, escolha o melhor do mercado quando o assunto é gestão contábil, escolha ConsulFis!

Somos profissionais experientes e estamos preparados para te ajudar!

A nossa equipe profissional está pronta para auxiliar você em todo o processo administrativo, fiscal e contábil da sua empresa.

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp 71 3052-1011 ou Instagram @Consulfis e saiba mais.

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