• Edif. Advanced Trade, Sala 601, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia
  • (71) 3052-1011
  • contato@consulfis.com.br

Manual da contabilidade societária – Os 5 erros mais comuns e como evitá-los.

img

31

maio

Manual da contabilidade societária – Os 5 erros mais comuns e como evitá-los.

31/05/2022 Gestão de negócios, Gestão Financeira

Contabilidade societária: veja os  5 erros mais comuns e saiba como evitá-los.

A contabilidade societária é de extrema importância para as empresas, pois ela consiste em manter as atividades contábeis da empresa de acordo com as leis e as determinações fiscais. Erros com a contabilidade societária podem prejudicar grandemente a empresa, veja 5 erros comuns e como evitá-los em sua empresa

Toda empresa, desde sua abertura, está sujeita a erros, isso é um fato incontestável, porém há erros que podem custar bem mais caro para o bolso de um empreendimento.

Erros da contabilidade societária podem significar grandes prejuízos para o empreendimento, isso porque ela lida diretamente com o caixa da empresa.

Entretanto, há solução, alguns erros são de fácil identificação e, com empenho e uma boa gestão, podem ser corrigidos antes de destruírem a saúde financeira da sua empresa.

Neste artigo, preparamos um manual da contabilidade societária, um guia sobre os erros mais comuns e como evitá-los em sua sociedade.

Boa leitura!

Veja mais assuntos que envolvem contabilidade, acesse os links abaixo.

O que é  a contabilidade societária?

A contabilidade societária se trata de um conjunto de práticas relativas ao controle financeiro, tributário e fiscal de uma empresa em sociedade, ou seja, ela é responsável por avaliar a constituição e, consequentemente, as leis relativas às sociedades.

Dessa maneira, o principal objetivo da contabilidade societária é fazer valer que as leis da constituição de uma sociedade sejam cumpridas, afastando problemas contábeis que possam implicar prejuízos diversos para a sociedade.

Por esse motivo, erros podem significar grandes problemas para a sociedade, portanto se faz necessário conhecer e evitar erros incidentes na contabilidade societária.

Conheça, abaixo, os 5 erros mais comuns na contabilidade societária.

     1. Estar desatualizado quanto às alterações de normas

Existem várias normas ligadas à contabilidade societária, as quais sofrem modificações constantes. Nesse contexto, não se atualizar acerca dessas mudanças se torna um risco enorme.

Desse modo, existe a real necessidade de atualização constante sobre as regras e as alterações feitas nas normas relativas à contabilidade societária.

     2. Não fazer os registros de entrada e de saída

Esse é um erro que impede a contabilidade de retratar com efetividade as movimentações da empresa. É necessário ter as devidas informações sobre as entradas e as saídas com as suas justificativas, ou seja, de onde o dinheiro vem – entradas – e para onde vai – saídas.

     3. Deixar o controle de bens da empresa “para lá”

Uma empresa é constituída por todos os bens que ela disponha, então os bens que a empresa possui e as ações tomadas  – como venda – devem ser devidamente registrados no livros contábeis.

     4. Não realizar relatórios

Manter um controle é fundamental para o sucesso das operações relacionadas à contabilidade societária, pois ela demanda uma alta complexidade e requer um controle efetivo. Os relatórios com as informações importantes é uma forma de controlar esses processos. Logo, a elaboração de relatórios é fundamental para a contabilidade societária.

     5. Não ter o auxílio de uma contabilidade consultiva em sua empresa 

A contabilidade consultiva é um ponto fundamental para evitar os erros na contabilidade societária.

O auxílio da empresa contábil consultiva garante para a sua empresa o auxílio de profissionais especializados, que dispõem de conhecimentos sobre legislação, contabilidade em empresas societárias e uma série de conhecimentos necessários para lidar com os desafios da contabilidade societária.

Como evitar tais erros na contabilidade societária?

Elaborar corretamente os relatórios e os balanços necessários, manter um controle preciso sobre todos os bens e as atividades da empresa, cuidar das obrigações com as notas fiscais: tudo isso é fundamental para manter a organização em sua empresa. Parece ser um processo pouco complicado? De fato, é! Por isso, contar com o auxílio especializado de uma contabilidade consultiva é fundamental.

É necessário estar sempre muito bem-informado, atualizado, bem como ter o apoio de uma empresa e de profissionais capacitados e especializados.

ConsulFis: a contabilidade consultiva de que sua empresa precisa!

Nossos profissionais são especializados e detêm os conhecimentos necessários para manter os processos de gestão e controle de forma efetiva e sem erros. 

 

Agora que você já sabe da importância da contabilidade societária, é o momento de escolher a contabilidade consultiva ideal para a sua empresa, que é a ConsulFis!

EVITE OS ERROS NA CONTABILIDADE SOCIETÁRIA, CLIQUE AQUI E TENHA O APOIO DE UMA CONTABILIDADE CONSULTIVA

5/5 - (1 vote)

Comentários:

Categorias

Outras notícias

Tags

Compartilhe

Recomendado só para você
A contabilidade é, sem dúvida, um dos pilares que sustentam…
Cresta Posts Box by CP