O seu negócio faz parte do grupo de pequenas e médias empresas e você possui dificuldades de gerenciá-la financeiramente?
Se te conforta, a verdade é que muitos empresários com negócios desse porte se sentem um tanto quanto perdidos ainda.
Isso ocorre porque à medida que o negócio vai tendo sucesso e cresce, a complexidade da administração aumenta.
Geralmente, em pequenas e médias empresas a equipe de gestão é muito reduzida e o empresário faz praticamente tudo!
Com o passar do tempo, é normal sentir a necessidade de dividir tarefas, contratar mais pessoas e até mesmo ter outros sócios.
Se você deseja que o seu empreendimento se desenvolva de uma maneira saudável, é de extrema importância contar com uma gestão financeira.
Ao manter um fluxo de capital organizado, as chances do seu negócio crescer são enormes!
E aí, quer saber como fazer uma boa gestão financeira na sua empresa? Então continue lendo o artigo!
O que é gestão financeira?
Antes de apresentar a você como ter uma boa gestão financeira no seu negócio de pequeno ou médio porte, é necessário entender sobre o que se trata isso.
A gestão financeira é o conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras do pequeno negócio.
Através da gestão financeira, a sua empresa pode obter os melhores resultados, com lucros máximos.
Se você deseja ter uma boa gestão financeira, um dos primeiros passos é separar o dinheiro do pequeno negócio do dinheiro das despesas particulares e é isso que vamos te ensinar aqui.
Sem dúvidas esse é um dos maiores erros, misturem as contas da pessoa física com as da pessoa jurídicas!
Por isso, é preciso ter uma atenção especial para que os ganhos da sua empresa sejam confundidos com as suas despesas pessoais.
Por que fazer a gestão financeira de pequenas e médias empresas?
Quando o assunto são pequenas e médias empresas, o gerenciamento adequado das finanças é a base para que o negócio funcione.
Diferente das grandes empresas e multinacionais, negócios que ainda estão em fase de crescimento dependem de uma quantidade muito limitada de recursos.
Nessa realidade, quando não ocorre a gestão financeira adequada, existe um alto risco de ter de lidar com problemas nas contas ou até mesmo abrir mão do empreendimento.
A saúde financeira é um dos pilares centrais de um negócio e se a sua empresa for descontrolada nesse ponto, as contas começam a embolar e você deixará de honrar os pagamentos necessários.
Por isso é tão importante considerar que a gestão financeira em um empreendimento é necessária desde a etapa de planejamento até a execução das atividades da sua empresa.
As frentes de toda gestão financeira
Uma boa gestão financeira para qualquer porte de empresa envolve três principais frentes, sendo elas: gestão do caixa, gestão de investimentos e gestão de crises.
Veja abaixo sobre o que cada uma delas se trata:
1. Gestão do caixa
A gestão do caixa é responsável por administrar as entradas e saídas de recursos financeiros, prestação de serviços, pagamentos, salários e tributos, despesas e outras variáveis do negócio.
2. Gestão de investimentos
A gestão de investimentos é a área responsável pelos recursos que são destinados para a empresa expandir, modernizar, adquirir novos equipamentos, por exemplo.
3. Gestão de crises
Por fim, a gestão de crises envolve a renegociação de prazos com clientes e fornecedores, além de dívidas em instituições financeiras em momentos difíceis.
Como fazer a gestão financeira de um pequeno e médio negócio?
Agora que você já sabe o que é a gestão financeira e quais são as frentes, agora é chegada a hora tão esperada:
O que você deve fazer para ter uma melhor eficiência na sua pequena e média empresa na área financeira?
Siga as dicas abaixo:
1. Separar finanças pessoais das empresariais
Como citamos anteriormente, empresas de pequeno e médio porte possuem como grande dificuldade a falta de separação entre finanças pessoais e do negócio.
Essa atitude faz com que o empreendedor pague contas pessoais com dinheiro do negócio ou que pagamentos corporativos sejam recebidos na conta individual.
Ao misturar as finanças se torna impossível conhecer o desempenho verdadeiro da companhia ao longo do tempo.
Aqui, o ideal é ter uma conta para pessoa física e uma outra para pessoa jurídica.
Mas cuidado: é preciso muita disciplina para não fazer resgates na conta da empresa e, para evitar esse tipo de comportamento, estabeleça um valor de pró-labore.
Isso funciona como se fosse uma espécie de remuneração para o empreendedor.
2. Possua um orçamento do seu negócio para fazer a gestão financeira para pequenas e médias empresas
O orçamento do seu negócio é necessário para definir qual é a melhor maneira de conduzir as finanças empresariais, orientando a tomada de decisão e a avaliação de resultados.
Através de um planejamento financeiro em um orçamento bem elaborado você poderá distribuir melhor os recursos entre os diversos setores e tarefas do empreendimento.
Com isso, você saberá como utilizar o dinheiro para cumprir as obrigações e essa ação facilitará no alcance dos seus objetivos.
3. Realize o controle do fluxo de caixa para fazer uma boa gestão financeira para pequenas e médias empresas
Para ter um melhor controle no gerenciamento das finanças da sua empresa é necessário contar com ferramentas estratégicas que ajudem no controle de informações.
Dentre essas ferramentas, uma das principais é o fluxo de caixa, recurso que tem como objetivo registrar todas as movimentações financeiras da empresa.
Especialmente com o auxílio de softwares de gestão de caixa, você consegue identificar quais recursos entraram e quais saíram do empreendimento em cada período.
Dessa forma, é possível conferir se existem gastos não previstos no orçamento e se o planejamento estratégico está sendo executado conforme o previsto.
Mas para ser funcional, o fluxo de caixa precisa ser alimentado constantemente com todas as entradas e saídas, já que as informações trazem mais visibilidade sobre a realidade do seu negócio.
4. Crie uma reserva
Com a economia global instável, atingindo os mais diversos setores do mercado, é comum que em algum momento da sua atuação ocorram momentos de incertezas.
Nessa realidade, é válido criar uma reserva de emergência para evitar desamparo em períodos conturbados.
Ao contar com um dinheiro extra, a sua empresa se previne por um tempo razoável em caso de balanço orçamentário quando as vendas estiverem em baixa.
5. Conte com uma assessoria contábil para fazer a gestão financeira para pequenas e médias empresas
A assessoria contábil ou contabilidade consultiva é uma evolução do papel do contador em escritórios que oferecem esse serviço.
Através do apoio de um especialista, este profissional realiza uma completa análise da saúde financeira da sua empresa e propõe medidas específicas que possam ajudar sua a companhia a alcançar seus objetivos.
Se você deseja que a sua empresa possua uma gestão financeira mais eficiente e inteligente, conte com a ConsulFis!
A nossa equipe profissional está pronta para auxiliar você em todo o processo administrativo, fiscal e contábil da sua escola!
Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp 71 3052-1011 ou instagram @Consulfis e saiba mais.